quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vamos jogar???

Brincando com jogo do Ben 10 utilizando a Matemática


Carta Enigmática

PROJETO: CARTA ENIGMÁTICA
1. Identificação
Nome do cursista:
Melissa Iung Muniz
Nome da escola: Escola Educação Básica Silva Jardim Local: Alfredo Wagner

Série: Sala de Recursos Multifuncional -AEE - SAEDE Número de alunos: 6 alunos

Professor envolvido: Melissa Iung Muniz

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Comunicação Alternativa com o uso da Carta Enigmática
3. Justificativa
A comunicação humana é uma troca de sentimentos e necessidades entre duas ou mais pessoas, devemos sempre oportunizar todas as pessoas a conseguir se comunicarem usando os métodos adequados a cada deficiência. A adequação de materiais que ajudam os alunos a se comunicarem é de suma importância para convivência escolar e social. Nesse trabalho utilizei as pranchas de Comunicação Alternativa para conseguir realizar as Cartas Enigmáticas. Com o uso desses recursos específicos aprimoramos com os alunos a sua aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e escrita. Assim como também a interação entre eles e o computador.

4. Objetivo (s)
  • Promover a interação e a comunicação entre os alunos;
  • Proporcionar atividades no computador de raciocínio, coordenação motora, agilidade, memorização, leitura e escrita;
  • Estimular os alunos o uso das pranchas da Comunicação Alternativa para a formação da Carta Enigmática;
5. Conteúdos
Língua Portuguesa : Substantivos e Adjetivos, textos ,leituras.
Artes: Figuras ( Paint)
Ciências: Higiene e Alimentação
Informática: Comunicação Alternativa

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Artes, Ciências,Informática.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto foi desenvolvido com alguns alunos da Sala Multifuncional ( AEE) para trabalharem com a elaboração de frases, textos, interpretação, memória, observação de figuras, criação de cartas enigmática para a comunicação dos alunos com paralisia cerebral e os alunos com dificuldade na coordenação motora.
Iniciei as aulas conversando com os alunos sobre suas preferências em casa e na escola. Pedi que escrevesse algumas frases para depois criarmos uma história sobre as coisas que mais gostam de fazer. Expliquei que iríamos utilizar figuras juntamente com palavras para escrever a história e que essa atividade recebe o nome de Carta Enigmática.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, Aplicativo Paint, Pranchas de Comunicação Alternativa.

9. Registro do processo
Os alunos começaram observando muitas figuras que eu havia escolhido em várias pranchas. Cada aluno escolheu suas figuras que iram usar na carta, recortaram, colaram com o uso do aplicativo Paint e começaram a formar suas frases. Levaram algumas aulas para fazer as frases e formar o texto. A aprendizagem desses alunos está em fase de alfabetização necessitando da minha ajuda direta para formarem as frases e os textos. Com as figuras ficou mais fácil para eles a compreensão para formar a história. Tinham facilidade em recortar e colar suas figuras. Mas, na escrita necessitavam de auxilio. Os trabalhos ficaram prontos e foram expostos na sala.

10. Avaliação e resultados esperados
Os alunos com deficiência ficam muito realizados ao conseguir realizar atividades no computador; gostaram de ver as suas histórias prontas; O texto ficou de fácil leitura e entendimento. Pude concluir que esta atividade foi muito importante para os alunos que aprenderam a se expressar melhor através das figuras, realizando as atividades em grupos, onde puderam se ajudar na realização da escolha das figuras, na escrita e leitura de suas frases e na formação das suas histórias. Os resultados dos trabalhos tiveram sucesso.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
Exposição Dos Trabalhos, Blog (http://melissaiungmuniz.blogspot.com.br/), fotos

12. Referências Bibliográficas
pecsemportugues.blogspot.com ; http://www.assistiva.com.br/ca.html